Como podemos prevenir que ela aconteça após uma cirurgia plástica?
Fazer uma cirurgia plástica é se cercar de segurança para minimizar qualquer risco de complicação. A trombose venosa profunda pode ser prevenida com alguns cuidados.
Primeiro, o que é trombose venosa profunda?
É quando se forma um coágulo dentro de uma veia profunda, geralmente, na perna.
Como ele se forma?
Devido ao sangue parado nas veias – como por exemplo, durante uma viagem longa ou a imobilização durante uma cirurgia – e, também, devido ao aumento da coagulação do sangue causado pelo próprio trauma cirúrgico.
Certo. Mas, qual o perigo disso?
Bem, se fosse só o coágulo na perna, ele causaria um inchaço, dor ou até mesmo não teria nenhum sintoma e com o tempo ele se desmancharia sozinho. Contudo, o problema real é que ele pode se deslocar da perna e ir para o pulmão, causando então uma doença mais grave: a embolia pulmonar. Por isso, o mais importante é prevenir.
Quais são as medidas que tomamos para prevenir?
Sempre que possível, é importante que o paciente mobilize as pernas, evitando ficar parado. É importante caminhar um pouco desde o primeiro dia da cirurgia.
Durante a operação, utilizamos um aparelho que é uma bota com ar, que comprime e descomprime, para ajudar que o sangue circule.
Outro ponto importante é o uso da meia de compressão, que ajuda com que o sangue não fique parado nas pernas. Para pacientes que possuem mais risco de trombose (fumantes, obesos, histórico de câncer ou de trombose prévia, entre outros) é recomendável o uso de anticoagulante no pós-operatório.
Com todos estes cuidados, conseguimos mais segurança para a cirurgia! ❤️
Você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto?