Muitas mulheres têm alterações na região íntima que as incomodam, mas por vergonha ou por achar que a correção é cara e complicada, acabam convivendo com essa insatisfação.
O tamanho dos pequenos lábios é a queixa mais comum e a ninfoplastia é a cirurgia plástica que corrige a simetria ou a hipertrofia dos pequenos lábios. Esta é uma cirurgia que, além de melhorar a autoestima, também pode prevenir infecções devido ao acúmulo de secreções, e feridas causadas pela fricção dos pequenos lábios muito volumosos.
Anestesia: O procedimento é realizado com anestesia local com sedação ou com raquianestesia. A região do clitóris não é manipulada.
Duração: Dura entre 30 minutos a 1 hora e a paciente recebe alta no mesmo dia.
Recuperação: As cicatrizes costumam ficar imperceptíveis. A paciente deve ficar em repouso cerca de 3 dias e sem praticar relações sexuais por 4 semanas.
Outras cirurgias também ajudam a melhorar esteticamente a região íntima feminina como o lifting pubiano (retirada de pele e suspensão do púbis) a lipoaspiração do monte de vênus, a redução e lipoenxertia dos grandes lábios.