Com base na dúvida da @erika_alesouza e da @georgeamecatti sobre o peso ideal para realizar uma cirurgia plástica, trouxemos essa informação hoje!
“É preciso emagrecer antes de realizar a minha cirurgia plástica?”
Nem sempre é necessário!! O mais importante é que a paciente fique feliz com o resultado. Então, para isso, ela deve saber exatamente o que esperar da cirurgia.
A cirurgia plástica não deve ser vista como emagrecedora.
Numa lipoaspiração, por exemplo, deve-se saber que ela é indicada para áreas de gordura localizada e, também, que em áreas com flacidez de pele, esta poderá piorar. Outra coisa sobre a lipoaspiração é que apenas tratamos a gordura que está abaixo da pele (subcutânea), mas gordura interna (visceral) depende apenas do emagrecimento para reduzir.
Já em uma abdominoplastia, a paciente deve saber que apenas a pele e gordura que estão do umbigo para baixo vão ser removidas, e é muito importante analisar a parte de cima que vai ficar em relação a quantidade de gordura (o famoso “estômago alto”). Se a paciente entende que mesmo com a gordura que ficará, ela ficará satisfeita, então a cirurgia pode ser indicada mesmo acima do peso!
Não adianta nós médicos criarmos alvos de emagrecimento que são impossíveis ou não são desejáveis pelo paciente.
Outro ponto importante também, é saber que emagrecer demais após a cirurgia plástica piora a flacidez. Por isso, o peso deve estar estável e se a decisão for emagrecer, isto deve ser feito principalmente antes de operar.
Em resumo, o mais importante é o ajuste de expectativa que é feita durante a consulta médica!
Obrigado por compartilharem suas dúvidas, sempre que pudermos, iremos responder!